Digite sua Busca:      English
Terça-Feira, 07 de Setembro de 2010
18:59 (Brasília)
Home - ÚLTIMAS NOTÍCIAS Diminuir a letra Aumentar a letra
Biocombustível renovável de baixo carbono poderá duplicar a produção nacional  

08/02/10 - A decisão da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA, sigla em inglês) de incluir o etanol de cana-de-açúcar na lista do biocombustível renovável de baixo carbono poderá duplicar a produção nacional. A medida, aprovada na última terça, está sendo aplaudida pelo governo brasileiro e pelo setor privado, já que ela vem ao encontro da plataforma do governo de transformar o produto em uma commodity.

Tanto a União da Indústria de cana-de-Açúcar (Unica) quanto o Ministério da Agricultura ficaram animados com a decisão, porque ela abre espaço para uma eventual redução, ou talvez até eliminação, das barreiras tarifárias levantadas contra o etanol no exterior.

EUA poderão diversificar a matriz energética Nos Estados Unidos, por exemplo, a tarifa cobrada é de US$ 0,15 por litro de etanol e cabe ao governo americano a decisão de mantê-la ou não. A votação para decidir pela prorrogação deverá ocorrer no fim do ano.

- A decisão da EPA ressalta os muitos benefícios ambientais do etanol de cana e reafirma como este combustível avançado, renovável e de baixo carbono, pode ajudar o mundo a mitigar os efeitos do aquecimento global e ao mesmo tempo diversificar a matriz energética, inclusive nos Estados Unidos - avalia Joel Velasco, que é representantechefe da Unica em Washington, onde mora há dois anos.

Cálculos da EPA dão conta de que o etanol brasileiro reduz as emissões de gases efeitos em até 61% se comparado com a gasolina. Esta performance do produto ajuda os Estados Unidos a alcançarem as metas de segurança energética e de redução de gases de efeito estufa estabelecidas em 2007. A meta é consumir 45 bilhões de litros de biocombustível em 2010, podendo chegar a um volume de 145 bilhões de litros em 2020.

- Foi uma decisão acertada, porque ela ratifica a visão defendida pelo governo brasileiro das propriedades ambientais do produto - comenta Alexandre Strapasson, diretor do Departamento de cana-de-Açúcar e Agroenergia do Ministério da Agricultura.

Diesel de biomassa e etanol da celulose são opções Projeções do Ministério da Agricultura mostram que, com a decisão da agência ambiental americana, a produção nacional de etanol de cana tem potencial para duplicar nos próximos anos. A safra de cana-de-açúcar de 2009/2010 superou 527 milhões de toneladas até o fim da primeira quinzena de janeiro deste ano, gerando 22,90 bilhões de litros de etanol.

Além do etanol de cana-de-açúcar, as outras modalidades consideradas avançadas são o etanol celulósico e o diesel de biomassa, que proporcionam uma redução de gases de efeito de pelo menos 50% em relação à gasolina.


06/02/10
Fonte: Portal G1

    



Notícias Relacionadas:

 06/09 - Com área 51% maior, MS teve maior expansão de canaviais
 06/09 - Geração de energia da cana ganha espaço
 06/09 - Grupo chinês na briga por usinas no Brasil
 06/09 - Braskem pode ter novas fábricas e produtos "verdes"
 06/09 - Ar melhora e queima da cana é retomada
 03/09 - Cetesb volta a proibir queima da palha da cana
 03/09 - Previsão recorde na safra de cana garantirá oferta de etanol
 03/09 - Conab reduz previsão para cana
 03/09 - Falta de chuvas pode prejudicar a próxima safra de cana, diz ETH
 02/09 - Estimativa para cana garantirá etanol para todo país, diz Manoel Bertone
 02/09 - Safra de cana deverá ser 7,8% maior, segundo Conab
 02/09 - Estimativa da safra de cana diminui 2% em relação a abril
 02/09 - A responsabilidade solidária na contratação de terceiros
 02/09 - Safra de cana soma 651,51 mi de toneladas e bate recorde
 02/09 - Clima seco e os canaviais
 02/09 - Produtores conciliam plantio e conservação de florestas
 02/09 - Cetesb volta a permitir queima da palha da cana no período noturno em SP
 02/09 - Veto à queima de cana reduz moagem da Cosan
 02/09 - Processamento no Nordeste cresce 5,6% nesta safra
 01/09 - Cresce participação da cana na matriz energética brasileira

UDOP - Referência do Setor - CopyRight© 2009 - Todos os direitos reservados
Nossas Associadas